Art and Spirit - As estrelas podem nos unir. Por isso a vida é bela e cheia de luzes. Vem comigo!

Art and Spirit - As estrelas podem nos unir. Por isso a vida é bela e cheia de luzes. Vem comigo!
* Imagem da NASA

Poemas da Via Láctea

Sou da luz. *** Universo meu, Galáxia de estrelas, Céu e sol no meu suor. **** Fico só a espera de ti, No espaço da minha energia, Nos sonhos dos jardins espaciais... Que juntos sonhamos um dia... Ana Felix Deva Garjan, 2008 *******

E nossas naves dançarão entre as estrelas...E será azul, dourado, belo, infinito. [Ana Garjan, 2006]

Recado a um ser do futuro perto e distante. * Há um ponto luminoso no longo horizonte, onde um dia todos nos encontraremos sem limites de tempo, espaço e velocidade. Simplesmente nós estaremos diante de nós. E nos encontraremos no espaço da alma e saberemos quem somos ao nos reconhecer, ao nos tocar na luz dos faróis da alma. * E então seremos naves a bailar no nosso espaço cósmico, no universo, no cosmo... * E então nos amaremos sem fronteiras. E eu e tu seremos do mesmo espaço luminoso, após milhares de anos em que estivemos distantes, antes do big-bang e da primeira palavra "faça-se a luz". * E quando nos encontrarmos em nossa dança cósmica não precisaremos mais de naves, pois teremos muitas sóis, luas, estrelas - guias e naves em nosso universo. * **Ana Felix Deva Garjan, 2008.

Artes do Mundo

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O que é Dharma, por Ashu Dechen

O que é Dharma


"Naquele que quer livrar o mundo das muitas causas de cada sofrimento, será preciso gerar o Pensamento da Verdade Última (vacuidade) e jamais se empenhar em retroceder".

 
A pessoa espiritual é aquela que percebe, requalifica, fala e faz, levando em consideração os possíveis resultados de qualquer pensamento, palavra e ação, internamente e nas outras pessoas. Porque a motivação de praticar um bom karma que não se extingue é saber que algo para ser espiritual, ser Dharma e ser constante, causa maior benefício interno que externo, sempre. Para que não se extinga necessita da aplicação intelectual da perfeição da sabedoria - vacuidade x compaixão.

 
Tudo que ajuda à libertação do Samsara(ciclo de vida e morte) é Dharma. Tudo que prioriza mais o caminho da visão correta dos fenômenos, Vacuidade, é Dharma. Dharma é priorizar as outras pessoas em primeiro lugar, ou seja, antes de nós, mesmo que isso não nos favoreça aparentemente.

 
Perceber a diferença entre o que nos prende ao samsara e o que nos liberta é dharma. Aquele que se preocupa mais com o seu interior e o interior de todos os seres está praticando dharma. Portanto, Dharma pode ser muitas coisas, objetos, sujeitos, situações, comportamentos, votos e compromissos, etc, e não apenas a doutrina do Buda.

 
Portanto para estar de acordo ao dharma é enviar-nos a todo momento, os melhores pacotes ao nosso futuro. Então, devemos sempre analisar pensamentos, falas e atitudes para que estejam sintonizados ao interno e suas provavéis correlações/repercussões.

 
Com motivação correta e aplicação do karma e vacuidade o mais simples pensamento, uma única palavra e só o fato de respirar ou sorrir se tornam dharma e causa para a Iluminação.

ashudechen, 2005

2 comentários:

Analuka disse...

Beijos pintados, alados e azuis, doce e luminosa amiga, Ana Felix Garjan!!!

anafelixgarjan@gmail.com disse...

Planeta, 11 de julho de 2010

Caríssima Ana Luisa Kamisnki,

Grata por sua presença que nos presenteia com sua energia azul, lilás, alada e luminosa! Sua visita ao meu blog é especial no dia de hoje, aqui na Via Láctea!

Minha mensagem de hoje:

*Hoje: Dia do Eclipse do Sol pela Lua, para que surja um Novo Sol em nossas vidas humanas;

*Hoje: Dia do final da Copa da África do Sul. Que após esse encontro do mundo haja uma nova humanidade solidária, nova justiça para as crianças e mulheres da África e da Humanidade.

Estamos à busca de novos diálogos entre pensadores e artistas que representam a Arte XXI.

O mundo precisa de Paz e da arte da humanidade. Precisamos ser os novos precursores do futuro-hoje, e os passageiros do novo amanhã; Precisamos compreender mais as ciências relacionadas com o novo conceito da espiritualidade, e com a arte maior da alma humana.

A ciência não explica o porquê das coisas, mas ela pode explicar o Como. O que a ciência tem a dizer sobre as questões humanas e sobre a criação de todas as coisas? A força do espírito, a percepção maior, a sensibilidade e a arte das almas azuis, podem ajudar no novo processo de mudança do mundo, diante das causas maiores da nossa humanidade, natureza e do planeta.

Talvez eu seja mais uma sonhadora, mas acredito na força da beleza de Ânima e da Utopia. Acredito muito no nascimento de um Novo Sol no Coração da Humanidade, a partir de hoje, e durante a segunda década do século XXI. Que haja mais arte da alma e mais solidariedade.

Estamos seguindo novo caminho, uma nova trajetória de sínteses, de poucas palavras, mas de fortes sentidos, sentimentos e energia positiva, com a força vibracional da humanidade da Luz, do Bem.

Desejamos que a Arte do Ser Humano e do Amor Universal elevem, cada vez mais, os planos e projetos humanistas dos pensadores, poetas, escritores, pesquisadores, espiritualistas e dos artistas contemporâneos, na perspectiva do futuro.

Precisamos de mais projetos sociais, culturais e humanistas, na perspectiva de ações realmante transformadoras.

Sou adepta das sínteses, ciências e humanidades. Acredito em um novo sol no coração de cada ser humano, de cada herdeiro da arte universal.

Que hoje, no final da Copa do Mundo haja a feliz Vitória da Humanidade, na África do Sul, através do jogo entre a Holanda e a Espanha. Que a seleção vencedora represente a arte do ser humano e de suas potencialidades, em prol de um novo mundo!

Que em 2014, na segunda década do século XXI, o Brasil seja o vencedor da beleza e energia dos seus futuros atletas brasileiros! E que a vitória da próxima Copa do Mundo, no Brasil, seja exemplo de paz, alegria e felicidade para o Brasil e a Nossa Humanidade!

* Prece ao Rei - Sol
Sol, Rei-Sol, ilumine a Humanidade,
transforme a Luz do mundo, inspire com suas cores a arte-palavra dos artistas e poetas, dos pensadores e pintores, para que surja mais ainda, a nova arte da alma humana, e com sua energia renove a arte da natureza, dos animais e dos povos do mundo! Que haja muita luz para iluminar o amor universal!
...
Cara Ana Luisa Kaminski,
Desejo que a Luz do Sol ilumine, cada vez mais, sua vida, sua arte, seu mundo e universo.

Bênçãos do Rei-Sol-astro-Arte, pois você é, também, como eu, filha do Rei-Sol!

Ana Felix Garjan
anafelixgarjan@gmail.com
www.artforumunifuturobrasil.org
...